terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um desafio que se tornou um orgulho...

Já que se vai tratando de uma vida académica não podia deixar de postar sobre um mundo do qual já faço parte há alguns anos, foi um encarar de um
hobbie que se tornou um gosto, estava eu no meu segundo ano em Lisboa, quando eu e meia duzia de putos caretas da FEUCP resolvemos fazer uma tuna na altura , cheios de espírito académico e camaradagem lá nasceu a Fecultuna onde fui magister durante os primeiros 3 anos de vida, na altura tuna da faculdade de engenharia da universidade católica portuguesa, no incio uma tuna com 2 violas e mais nada, ao longo do tempo lá foram entrando mais uns artolas e com mais tempo ainda vieram umas modas conhecidas e apelativas lá conquistamos o nosso público na faculdade e fazendo amizades que ainda hoje perduram nas gerações fundadoras daquela tuna, uns anos mais tarde e após ter saido da FEUCP surgiu então um projecto que considero actualmente como um amadurecimento no que toca a minha posição sobre uma tuna, faço desde 2008 parte da Tuna Académica de Lisboa onde toco guitarra, neste dia 4 de Dezembro a TAL celebra mais um aniversário, considero-a hoje uma tuna que contempla além de uma qualidade musical estrondosa, a defesa e o relembrar de grandes temas e grandes figuras da música Portuguesa como Ary dos Santos, João Vilaret, josé Mário Branco , abaixo deixo um registo daquilo a que na minha opinião é um marco na tradição académica Lisboeta no passado, no presente e no futuro.




A Tuna Académica de Lisboa foi fundada no dia 13 de Maio de 1895, pelo Dr. Ilídio Amado, nascido em Lisboa a 4 de Dezembro de 1872.
Foi, desde sempre uma tuna que se dedicou à reunião de alunos dos vários institutos e faculdades existentes em Lisboa assim como alunos as antigas Escola Comercial e Escola Industrial de Lisboa, que tivessem em comum o gosto pela música e camaradagem académica.
Executavam somente música instrumental e faziam-no sentados.
Tinham como principal objectivo alegrar as festas dos locais de origem dos seus elementos, uma vez que muitos eram estudantes que vinham de fora, nomeadamente do interior e zonas rurais, pois o ensino superior era ainda reservado às cidades de Lisboa, Coimbra e Porto. Desses tempos passados da Tuna Académica de Lisboa, realçam-se duas actuações que causaram sensação na altura: A primeira ocorrida em Setembro de 1900 no Teatro S. Carlos, em beneficência da “Caixa dos Estudantes Pobres”, na presença de Suas Majestades o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia e uma outra actuação no Coliseu de Lisboa, em 1907, que foi noticia nos jornais da altura, nomeadamente no Diário de Noticias, onde se lia “Estudantes enchem Coliseu”.
Muitas destas informações foram fornecidas pelo Sr. Carmo, um elemento da Tuna Académica de Lisboa. Foi Tuno e 2º Violino da tuna entre 1930 e 1932.
Desta tuna ficam as recordações deste seu elemento que relata actuações, situações e histórias de companheiros com quem viveu bons momentos.

www.tal.pt.vu




Ps: Para demosntrar um pouco do nosso trabalho e para que futuramente possa convidar a malta para assistir ao vivo a alguma actuação, e sobretudo em homenagem ao ultimo e fanomenal jantar da CONALL que ser realizou no passado dia 30 de Novembro precisamente no Bairro Alto....em breve estarão disponiveis respostas aos resultados da ultima sondagem....:P

Aquele Abraço....


2 comentários:

  1. Parabéns TAL! Continuem a dar espectáculo que ca estarei para assistir! Obrigado por existirem o público em geral agradece!

    ResponderEliminar
  2. Este site é uma obra prima pah, a TAL é uma tuna do caralhão sem dúvida, mas a tua música, aquela que te eternizou, e que eternizou muita gente é esta...aqui sim estives-te 16*9:

    http://www.youtube.com/watch?v=fLC-AASEGE0

    Música nas veias e um líder nato...Lisboa já te está a dever umas cantigas, tu a mim nunca me enganas-te pah!

    Roxo

    ResponderEliminar